Tuesday, August 22, 2023

SPIRITUAL GEMS: Week of August 21 to 27, 2023, Nehemiah 10 to 11, Answers.

SPIRITUAL GEMS: August 21-27-2023, Nehemiah 10 to 11, Answers.

Spiritual Gems (10 min.)

Ne 10:34. Why were the people commanded to bring wood to the temple? (w06 2/1 11 par. 1)

Esta ordem foi dada por pura necessidade. Visto que era necessária muita madeira para queimar os sacrifícios no altar, a Lei mosaica não prescrevia oferendas de madeira. Aparentemente não havia netineus suficientes ou, por assim dizer, escravos não-israelitas servindo no templo, então foi preciso lançar sortes para garantir um suprimento contínuo de lenha. Isso nos lembra que não precisamos de uma instrução específica para ajudar em momentos de necessidade ou urgência na congregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A Lei mosaica não exigia oferendas de madeira, então essa ordem foi dada por pura necessidade. Aparentemente, não havia suficientes netinins ou escravos do templo não-israelenses para trabalhar como coletores de madeira entre aqueles que retornaram a Jerusalém. Isso significava que seria necessária muita lenha para o fogo do altar, de modo que, para garantir que sempre houvesse lenha para queimar os sacrifícios, era necessário lançar sortes para determinar qual divisão tribal deveria fornecê-la em um determinado momento. Desta forma, o abastecimento contínuo foi assegurado.

De acordo com Neemias 10:34. o povo foi ordenado a trazer lenha para o templo porque era necessário queimar os sacrifícios no altar e aparentemente não havia escravos não-israelitas suficientes servindo no templo para garantir um suprimento contínuo de lenha.

Os sacrifícios e ofertas exigiam que fosse aceso um fogo no altar e, para manter esse fogo, era necessário fornecer uma fonte constante de lenha. Sendo os sacrifícios e oferendas uma parte central do culto no templo, a lenha tornou-se um elemento essencial para a realização destes exercícios de acordo com os regulamentos estabelecidos.

Tal como os antigos israelitas tinham a responsabilidade de fornecer lenha para manter os sacrifícios do templo em funcionamento, nós também temos a oportunidade de contribuir de forma significativa nas nossas comunidades ou congregações. Este princípio incentiva-nos a estar disponíveis e dispostos a servir quando formos necessários e, por menor que pareça, a nossa ajuda pode ser essencial para o bom funcionamento da congregação.

A distribuição equitativa do sorteio e da responsabilidade entre os diferentes grupos ou famílias da comunidade, pois era um aspecto importante e isso me lembra a importância de trabalharmos juntos e colaborarmos, por exemplo, na limpeza do Salão do Reino ou na manutenção do mesmo. É assim que garantimos que tudo corra bem. 

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

Neemias 10:10. Nos ensina o quão importante é o selamento, a Bíblia menciona que os servos de Deus são selados na testa, isso é um sinal inequívoco de sua aprovação, sem dúvida, isso nos motiva a continuar nos esforçando para manter uma conduta que dê glória e honra a Jeová e obter sua aprovação.

Neemias 11:17. O texto nos ensina que antigamente Jeová tinha cantores que faziam coros e louvavam a Jeová, hoje também podemos unir nossas vozes em coro e dar a Jeová através de nosso canto, louvor e honra.

Neemias 11:2. No texto notamos que deixar a posição hereditária para se mudar para Jerusalém acarretou despesas e algumas desvantagens. Aqueles que se ofereceram demonstraram um espírito de auto-sacrifício. Nós também podemos demonstrar o mesmo espírito por nos oferecermos para servir quando surgir a oportunidade, como em assembléias ou em outras ocasiões especiais.

Neemias 11:1-2. No texto vemos que o que eles fizeram é um excelente exemplo para os verdadeiros adoradores, visto que muitos cujas circunstâncias permitem isso mudaram-se para lugares onde precisam de mais ajuda de cristãos maduros.

Neemias 10:39. Este texto nos ensina que se amarmos a palavra de Deus, isso nos motivará a não negligenciar nossos amados Salões do Reino, nem nossos Salões de Assembleias.

Neemias 10:30. O texto é claro: os pais devem incutir nos nossos filhos, quando estiverem em idade de casar, a fazê-lo somente no Senhor, e isso é importante porque Jeová nos insta na sua palavra a fazê-lo, porque ele sabe que é o melhor para nós.

Neemias 10:29. Este texto nos mostra que hoje os servos de Jeová também se comprometem a obedecer e cumprir cuidadosamente os seus mandamentos. Por meio do batismo fazemos uma dedicação que aceitamos a Jeová e nos comprometemos a servi-lo lealmente.

Neemias 11:2. Vemos que as pessoas consideravam louváveis ​​aqueles que tomaram essa decisão e oraram para que Deus abençoasse sua escolha. Embora nem todos pudessem ir a lugares onde havia necessidade de ajuda, doações voluntárias e hospitalidade eram formas de apoiar os irmãos que haviam saído para servir em outros campos. Isso destaca a importância de apoiar o Reino de Deus por meio de recursos e ações, mesmo que você não possa estar fisicamente presente em locais de necessidade.

Neemias 11:1. Assim como aqueles israelitas que se mudaram para Jerusalém para contribuir com o bem-estar da cidade e cumprir funções importantes, muitos irmãos hoje fazem sacrifícios semelhantes. Seja mudando para áreas onde mais apoio é necessário ou dedicando tempo e recursos para contribuir com projetos significativos, o espírito de sacrifício é uma característica valiosa na vida cristã.

Neemias 10:32. A lição a ser tirada dessa passagem é que doar generosa e alegremente é uma parte essencial da adoração e do apoio à obra de Deus. Em vez de deixar as doações voluntárias à deriva, é aconselhável planejar e fazer arranjos com antecedência para contribuir consistente e conscientemente para a organização de Jeová.

Neemias 10:1 . Este texto também nos ensina que, ao contrário de colocar um selo num documento, não é necessário ter um selo físico para validar as nossas palavras e promessas a Deus. Em vez disso, enfatiza que Deus confia na nossa sinceridade e compromisso quando nos dedicamos a ele e prometemos servi-lo de todo o coração.

Neemias 11:1. Também podemos dar outra aplicação a este texto, pois em algumas congregações ou em diversas regiões geográficas pode necessitar de mais apoio em termos de pregação e ministério. Alguns irmãos e irmãs tomam a decisão de se mudar ou colaborar nessas áreas para atender a essas necessidades. Isto reflete a disposição de colocar as necessidades da congregação e a pregação do reino acima de considerações pessoais.

Neemias 11:23. Mostra que houve uma ordem do Rei a favor dos cantores da cidade e um sistema para cobrir as suas necessidades diárias. Isto me ensina que desde os tempos antigos cantar na casa de Jeová tinha sido de considerável importância. A partir daí, todos devemos valorizar a honra de cantar nos nossos locais de culto. E uma forma de mostrar isso é chegar cedo às reuniões e ficar até o final delas para poder louvar a Jeová com cânticos em união com nossos queridos irmãos.

Neemias 11:2. Mostra que o povo abençoou os homens que se ofereceram para se mudar para Jerusalém, porque estavam dispostos a renunciar às suas posses hereditárias, a arcar com despesas e desvantagens, e a expor-se ao perigo. Portanto, o restante do povo considerou esses voluntários louváveis ​​e orou por eles para que Jeová os abençoasse. Isso me ensina que podemos louvar e orar por nossos colegas missionários e por aqueles que servem em locais de maior necessidade, para que Jeová os abençoe e os ajude a cumprir suas designações.

Neemias 11:12. Mostra que abandonar a posição hereditária para se mudar para Jerusalém acarretou despesas e algumas desvantagens. Portanto, aqueles que se ofereceram mostraram abnegação. Isso me ensina que nós também podemos demonstrar esse espírito hoje, oferecendo-nos como voluntários para servir em assembléias ou em outras ocasiões especiais.

Neemias 11:19. Isso nos mostra que os porteiros que guardavam as portas do templo eram 172 no total. Hoje também há irmãos que cumprem esta função em nossos locais de reunião. E o fato de ser mencionado na Bíblia nos ensina que é um privilégio e uma honra. Portanto, os que receberam essa designação devem se esforçar para cumpri-la de maneira que honre a Jeová.

Neemias 10:38. Mostra que os levitas também deviam dar um dízimo para a casa de Jeová. Isso me ensina que todos nós podemos contribuir para a obra do Reino de acordo com nossas circunstâncias, visto que não há desculpa para pensar que servos de tempo integral ou privilégios na congregação não precisam fazer isso.

Neemias 10:35. Mostra que os israelitas ofereceram as primícias e o melhor das suas colheitas a Jeová. Isso deve nos levar a refletir se em nossas contribuições voluntárias estamos dando as primícias a Jeová ou, ao contrário, estamos dando a ele o que sobra. Isto também deve aplicar-se ao tempo e à energia que investimos no nosso serviço a Jeová.

Neemias 10:32. Isso mostra que os israelitas prometeram cada um dar um terço de um siclo por ano para o serviço na casa de Jeová. Portanto, negligenciar a prestação dessas coisas necessárias era como negligenciar a casa de Jeová e o sustento dos servos do templo. Isso me ensina a importância de não deixar de fazer minhas contribuições voluntárias, pois com elas estou colaborando com a manutenção da casa de Jeová, bem como com o sustento de nossos irmãos de tempo integral.

Neemias 10:1-29 . Fala de um arranjo escrito, um juramento com risco de maldição, um arranjo confiável ou confiável que foi confirmado com o selo pelos príncipes, pelos chefes ou chefes do povo, pelos sacerdotes e pelos levitas, entre outros. Isto me lembra que ao nos dedicarmos e sermos batizados fizemos um voto a Jeová, por isso estes textos me ensinam que devo me esforçar para não violar esse voto, mantendo uma conduta correta que honre a Jeová em todos os momentos.

Neemias 10:34. Mostra que negligenciar uma tarefa aparentemente simples, como o abastecimento de lenha, significava atrapalhar o funcionamento do templo e negligenciar a casa de Jeová. Isso me ensina que em nossos lugares de culto não existem tarefas insignificantes, por isso não devemos negligenciar nenhuma, mesmo que pareçam muito pequenas ou sem importância.

Neemias 10:1. Mostra que Neemias foi um dos que se colocou sob juramento e correu o risco de ser amaldiçoado, autenticando com seu selo um arranjo ou pacto para cumprir os mandamentos de Jeová. Isso me leva a refletir sobre como é sério fazer um voto a Jeová e não cumpri-lo. Também me ensina que o Testemunha de Jeová deve ser alguém de palavra que cumpre seus compromissos porque com isso honra seu Deus.

Neemias 10:32-39. Isso mostra que os judeus se comprometeram a guardar o sábado, fazer uma contribuição financeira anual em apoio à verdadeira adoração, fornecer lenha para o altar de sacrifício, dar os primogênitos de seus rebanhos e manadas para o sacrifício e trazer as primícias do fruto da terra aos refeitórios do templo. Isso me ensina que assim como eles, os servos de Jeová de hoje também devem estar determinados a não negligenciar a casa de Jeová.

Neemias 11:1,2. Mostra que embora alguns israelitas morassem em Jerusalém, a cidade era larga e grande, e havia poucas pessoas dentro dela. Para resolver esse problema, o povo lançou a sorte para que cada um dos dez entrasse na Cidade Santa para morar em Jerusalém, ao que houve uma resposta muito favorável e o povo abençoou todos os homens que se ofereceram para morar em Jerusalém. . Isso me ensina a importância de nos colocarmos à disposição voluntariamente para ajudar nos locais de maior necessidade a fim de colaborar para que o propósito de Jeová seja cumprido.

Neemias 10:28-30. Isso mostra que as pessoas em geral juraram cumprir o acordo escrito confiável. Todos estavam dispostos a andar na lei do verdadeiro Deus e concordaram em não se casar com os habitantes das cidades do país. Isto me ensina que os servos solteiros de Jeová devem estar mais do que dispostos a cumprir os mandamentos e princípios bíblicos relativos ao casamento, especialmente aqueles relacionados ao casamento somente no Senhor.

Neemias 10:29. Nos ensina sobre a importância de levar a sério nossa adoração a Jeová, e o voto de dedicação e batismo, não é qualquer coisa ou algo que devemos levar levianamente, sem dúvida as decisões que tomamos hoje terão significado em nosso futuro.

Neemias 10:30. Nos ensina a importância de casar somente no Senhor, alguns já viveram experiências muito duras por ignorar esse conselho e seguir em frente, e provaram da maneira mais difícil que Jeová não está errado em nos dar esse conselho.

Neemias 10:31. Isso nos ensina sobre como cuidar do materialismo, eles estavam determinados em seus corações a não fazer nenhum negócio no sábado, podemos estar determinados a não perder nossas reuniões de congregação para ganhar mais algum negócio, isso pode ser difícil, especialmente se tivermos um chefe ou clientes que nos procuram no mesmo dia ou no horário de nossas reuniões teocráticas.

Neemias 10:32-34. Ensina-nos que fazer o que é bom, o que é certo aos olhos de Deus, custa, é difícil. Já que fazer o errado é mais fácil e menos complicado, mas sem dúvida colheremos os frutos no devido tempo se não nos cansarmos como diz Gálatas 6:9.

Neemias 10:35. Eles ofereceram a Jeová as primícias, o melhor das suas colheitas, isso nos faz pensar em como usamos as nossas primícias dos nossos bens, roupas, salário. Isto nos faz refletir se estamos dando o melhor que recebemos de Jeová. Sem dúvida, Jeová se agrada de ver-nos dar-lhe o melhor que temos e nos abençoa por isso.

Neemias 10:38. Apesar de serem nomeados, os levitas também deram o dízimo para a loja. Isso nos ensina que mesmo que sejamos nomeados, todos podemos dar e contribuir sem exceção na congregação local e no trabalho mundial, não há desculpa para pensar que apenas outros têm que dar e alguém tem uma concessão especial que os isenta de contribuindo. Isso certamente nos faz apreciar o sacrifício que todos fazem para contribuir.

Neemias 10:39. Tampouco deve o povo de Jeová hoje negligenciar seu privilégio de prestar serviço sagrado nos pátios do Grande templo espiritual de Jeová. Este serviço inclui orações regulares e sinceras pelo progresso da adoração de Jeová. Para viver em harmonia com tais orações, temos de nos preparar para as reuniões cristãs e participar delas, ajudar na pregação das boas novas e ajudar os interessados ​​por visitá-los novamente e, se possível, por estudar a Bíblia com eles.

Neemias 10:39. Este texto também nos ensina que muitos cristãos que não querem descuidar da casa de Deus oferecem doações materiais para a obra de pregação e manutenção de locais de culto. Talvez também possamos ajudar na construção de locais de reunião que surjam, bem como mantê-los limpos e arrumados. Uma maneira importante de demonstrar nosso amor pela casa espiritual de Deus é promover a paz entre nossos irmãos cristãos e ajudar os necessitados material ou espiritualmente.

Neemias 11:19. Nos faz pensar e valorizar o trabalho que nossos irmãos fazem para vigiar as portas do Salão do Reino durante as Reuniões, sem dúvida, essas instruções buscam a nossa segurança e bem-estar.

Neemias 11:2. Abandonar a posse hereditária para se mudar para Jerusalém acarretava despesas e algumas desvantagens. Aqueles que se ofereceram demonstraram um espírito de auto-sacrifício. Nós também podemos demonstrar o mesmo espírito oferecendo-nos para servir quando surge a oportunidade, como em assembléias ou em outras ocasiões.

Neemias 10:1. O fato de uma pessoa colocar seu selo em um documento significava que ela aceitava os termos nele contidos. E assim como os antigos israelitas colocaram seu selo em um convênio, nós também somos selados por nosso compromisso e dedicação a Deus e, portanto, devemos permanecer fiéis a esse compromisso mesmo quando enfrentamos provações.

Neemias 11:23. Cantar é uma ótima maneira de louvar a Jeová e expressar nossa gratidão a ele. Este texto nos ensina que em nossas reuniões cristãs também podemos cantar com fervor, e assim expressar nossa gratidão por tudo que Jeová faz por cada um de nós. 

Neemias 10:28,29. Nestes versículos aprendemos como o povo se comprometeu solenemente a seguir a lei de Deus dada por meio de Moisés. E a lição que podemos tirar é que eles nos mostram a importância de nos mantermos fiéis aos princípios e valores espirituais que Jeová nos ensina por meio de sua palavra. Uma vez que decidimos nos dedicar a ela, é como um compromisso que assumimos para a vida toda, o compromisso que assumimos é motivado pelo amor que temos a Jeová.

Neemias 10:28. Este texto destaca a importância de os pais transmitirem a fé e o amor a Jeová aos filhos, para que eles também adquiram conhecimento e entendimento, e assim passem a ter uma convicção firme sobre suas crenças, podendo adorar a Jeová, juntamente com seus pais.

Neemias 10:30. Ensina-nos que devemos refletir sobre a importância de casar no Senhor e que o marido ou a esposa compartilhem de nossas crenças e valores. Pois é uma lição que podemos aplicar no nosso dia a dia na hora de escolher com quem casar.

Neemias 10:34. Lá ele mostra a prática de levar lenha para a casa de Deus ano após ano, o que reflete um compromisso contínuo e constante com o serviço divino. Isso nos ensina que devemos perseverar em nosso serviço a Jeová para manter nossa amizade mesmo quando enfrentamos desafios e dificuldades.

Neemias 10:39. O versículo nos fala sobre a responsabilidade que temos como seguidores de Deus de cuidar de sua casa, isso pode ser aplicado aos cuidados físicos de nossos Salões do Reino, local onde vamos adorar a Jeová. Portanto, uma forma de não descuidarmos desses locais é contribuindo com a manutenção e limpeza e desta forma nos esforçamos para ter uma casa digna para o nosso Deus Jeová. 

Neemias 11:10:-20. E nesses versículos é mencionado como as pessoas foram distribuídas em diferentes cidades de acordo com suas propriedades e heranças. Com isso podemos aprender a ser bons mordomos do que nos foi dado e que também devemos cultivar um espírito de harmonia com nossos semelhantes.

Neemias 10:34-36. Podemos ler como a prática de trazer as primícias e primogênitos para a casa de Deus era essencial para o povo de Israel. Isso nos ensina uma lição sobre agradecer e também dar o melhor do que temos ao nosso pai celestial Jeová, seja nosso tempo, nossa energia e até mesmo nossas contribuições econômicas, tudo que fizermos para ele deve ser sempre o melhor e não o que nós sobraram. 

Neemias 11:1-2. Aqui vemos que alguns homens se ofereceram para se mudar para Jerusalém. Esses versículos nos ensinam uma lição: tudo o que fazemos para Jeová deve ser voluntariamente voluntário, assim fazemos Jeová feliz, porque mostramos a ele que amamos ser suas testemunhas e que o servimos por amor e não por obrigação.

Neemias 11:3-9. Este versículo menciona líderes e superintendentes na cidade, incluindo os principais sacerdotes e levitas. Isto mostra que hoje Jeová também designou homens capazes para assumir a liderança entre o seu povo e isto tem-nos beneficiado grandemente, visto que com a sua ajuda estes servos fiéis podem cumprir a responsabilidade que lhes foi designada. Sem dúvida, Jeová é um Deus de ordem. 

Neemias 11:10:-18. São mencionados os papéis dos sacerdotes e cantores levitas no templo, hoje podemos ver dentro do povo de Deus que existem tarefas específicas que os servos de Jeová se esforçam para cumprir. E assim contribuir para o funcionamento do local de culto. 

No comments:

Post a Comment